Mas e as pequenas e médias empresas? Inicialmente, por não serem “alvos” das grandes operações de investigação ou mesmo não se preocuparem com imagem ou valor de mercado, não adotaram as práticas de compliance. Passado algum tempo, perceberam que podem perder negócios se não tiverem tais práticas implementadas, dado o valor que o mercado passou a dar para organizações bem estruturadas nessa área, independentemente de seu tamanho.
Implementar um bom pacote de compliance pode potencializar os negócios, porque permite a pequenos e médios fornecedores de bens e serviços estabelecer relações comerciais com grandes empresas que, por sua vez, exigem de seus fornecedores todas ou, ao menos, grande parte das práticas que elas mesmas adotam.
Nessa linha, a Lewin Haft Projetos em Gestão pode oferecer a ampla experiência de seus sócios na busca de soluções de governança que elevem os graus de integridade aferidos por grandes clientes e permitam maior capilaridade de pequenas e médias empresas no mercado. Ambos atuaram em diferentes organizações, de diferentes tamanhos e finalidades, nas quais participaram ou foram diretamente responsáveis pela implantação de programas de compliance.